Homem Neanderthal rompe silêncio depois de 30 mil anos

Trinta mil anos após desaparecer, o Homem de Neanderthal rompeu seu silêncio e sua voz voltou a ser escutada em pleno século XXI, graças à simulação de alguns cientistas.
Uma equipe de pesquisadores da Florida Atlantic University, em Boca Raton (Estados Unidos) conseguiu reproduzir a voz desses hominídeos, que habitaram a Europa e zonas do oeste da Ásia. Esses cientistas fizeram o famoso antepassado do homem moderno falar através da análise de restos fósseis de três neanderthais encontrados na França e datados em 50 mil anos. Utilizaram a reconstrução de uma laringe do Homem de Neanderthal e um sintetizador computadorizado para recriar sua provável maneira de falar.
Por enquanto, os cientistas conseguiram gerar o som da letra "e", um feito aparentemente modesto, mas que já fornece pistas significativas sobre as diferenças entre a linguagem do neanderthal e seus "parentes". "Eles teriam falado de forma um pouco diferente", afirmou o antropólogo, que dúvida de que esses hominídeos fossem capazes de reproduzir as vogais que constituem a base da linguagem falada atual.

Porque Neardenthais?

Vale lembrar, se chamam neardenthais pelo esqueleto descoberto em 1856 no vale de Neander, perto de Düsseldorf (Alemanha), três anos antes de Charles Darwin (1809-1882) publicar sua famosa obra "A origem das espécies".

Fonte:UOL

Comentários