Melhor Piloto da História do Automobilismo Brasileiro

Ayrton Senna da Silva foi homenageado pelo RankBrasil e recebeu o título de "Melhor Piloto da História do Automobilismo Brasileiro", mas para todos nós sera sempre o melhor do mundo, um piloto que fez história levando o nome de nosso pais... quem não lembra a narração do locutor Galvão Bueno (Senna, Senna, Senna do Brasil...) algo que ficará marcado pra sempre!!!

O RankBrasil homologou Ayrton Senna da Silva, São Paulo, 21 de março de 1960 – Bolonha, 1 de Maio de 1994, como o “Melhor Piloto da História do Automobilismo Brasileiro”, e um dos melhores pilotos do mundo.
Ayrton Senna da Silva estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, demonstrou um talento único levando a pequena equipe inglesa a conquistas jamais alcançadas.
Senna conquistou vários méritos nas pistas, detém o recorde de voltas mais rápidas, 19, conquistou 65 pole-positions e 41 vitórias em 161 corridas disputadas. Apresentava grande habilidade em dirigir pista molhada, situação que exige grande habilidade e esforço do piloto para controlar o carro.


Senna foi três vezes campeão mundial, 1988, 1990 e 1991, e vice-campeão em 1989 e 1993, mas encerrou sua carreira de forma trágica na pista de San Marino, Ímola.
O GP de San Marino foi a terceira corrida da temporada de 1994. San Marino era importante para Senna que ainda não havia completado as corridas anteriores, conquistou assim a pole.

Mas alguns eventos isolados deixaram Senna preocupado, Rubens Barrichello durante a sessão de qualificação, na sexta-feira que antecedeu a corrida, perdeu o controle e se envolveu em um grave acidente.
O segundo incidente aconteceu no sábado, durante os treinos livres, quando o austríaco Roland Ratzenberger bateu em uma curva de forma violenta, o piloto foi encaminhado ao Hospital Maggiore de Bolonha, onde faleceu momentos depois.

Mesmo com todos os imprevistos ocorridos no final de semana os pilotos decidiram correr. Após completar a terceira melhor volta da corrida, Senna iniciou sua última volta, entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, chocando-se violentamente contra o muro de concreto.








O mundo assistiu pela TV a morte de um dos maiores nomes do esporte mundial. A morte do piloto foi considerada no Brasil uma tragédia, e foram decretados pelo governo brasileiro três dias de luto oficial. Milhões de pessoas saíram às ruas para homenagear o ídolo e prestar as últimas homenagens.
Apesar do grande desejo de ser um vencedor Ayrton Senna sempre demonstrou uma personalidade humana e passiva. Um homem religioso que usou grande parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna que presta assistências a jovens do Brasil e do mundo.


O corpo de Senna está sepultado no jazigo 11, quadra 15, sector 7 do Cemitério do Morumbi, na cidade de São Paulo.







Equipes que Senna defendeu:


1984 – Toleman-Hart
1985/1987 – Lotus
1988/1993 – McLaren
1994 – Williams-Renault



Fonte: RankBrasil

Comentários