o Homem Sem Rosto

À esquerda José Mestre com 14 anos quando seu tumor ainda estava começando e ao lado ele hoje em dia.

O ex-guarda de trânsito José Mestre, que durante décadas recusou todas as cirurgias possíveis em seu rosto desfigurado, em virtude da sua opção religiosa (ele é Testemunha de Jeová), teve suas esperanças reavivadas por um médico britânico que prometeu operá-lo, através de inovadoras técnicas médicas sem que seja necessária uma transfusão de sangue.
Relutante em aceitar o recurso da transfusão sanguínea, Jose Mestre, que tem 51 anos, aprendeu a sobreviver com um tumor, que nasceu em seu lábio ainda na adolescência e hoje ocupa quase a totalidade de seu rosto.

O tumor atualmente tem quase dez quilos e já deixou Jose cego de um olho, transformando suas refeições em um verdadeiro calvário. Como ela já começa a bloquear suas vias aéreas, os médicos temem por sua vida.
Segundo o site Telegraph, essa equipe britânica de cirurgiões faciais, chefiada por Iain Hutchison, propôs tratar José, utilizando uma técnica revolucionária, que usará ondas ultrasonicas para coagular seu sangue antes da cirurgia.
Esta técnica deve permitir que o tumor seja removido sem risco de uma forte hemorragia - preservando sua doutrina religiosa, que proíbe transfusões sanguíneas, o único fator que tem dificultado a sua busca por tratamento.
O Dr. Hutchison, diretor do Saving Faces, está muito otimista: "Creio que podemos retirar uma grande parte das lesões - cerca de 80 por cento", disse ele. O "Saving Faces" é o único programa no Reino Unido exclusivamente dedicado à redução mundial de doenças e lesões faciais.

"The Man with No Face" (O Homem sem Rosto)

A vida de José Mestre foi documentada pelo Discovery Channel que produz uma série chamada "Minha história chocante". Através do programa, o Testemunha de Jeová português conseguiu acesso a esse tratamento gratuito com o especialista inglês.
Diariamente, Mestre deixa sua casa nos arredores de Lisboa e segue para a Praça do Rossio, no centro da capital portuguesa, onde costuma chamar a atenção de quem passa pelo local. Ele morava com a mãe, de quem adquiriu todas as fortes doutrinas de sua religião, mas desde a sua morte, é sustentado por parentes, que discordam de sua passividade frente à doença.
"Morra sozinho! Pra mim, chega!", gritou aos prantos a irmã de Mestre, Guida, num momento de desespero, enquanto o irmão se mostrava relutante em aceitar as sugestões do médico. Mesmo sem compartilhar da mesma fé, a família dá toda assistência necessária ao português que, por causa do problema, não consegue arrumar emprego e, muito menos, uma namorada.
O cirurgião Iain Hutchison, do Hospital St. Bartholomew em Londres está esperançoso com o novo método proposto para extirpar o tumor do rosto do paciente. "Eu acho que nós conseguiremos tirar uma grande parte dele. Cerca de 80%". De qualquer maneira, o espanto com o caso do português é notório. "Eu nunca vi uma má formação vascular tão grande".
O tratamento ao qual Mestre será submetido é inovador, pois através de ondas de ultra-som, seu sangue será coagulado antes de qualquer corte ser realizado, o que irá reduzir significativamente o sangramento durante a cirurgia e evitar a necessidade de transfusão.
Jose Mestre e sua irmã Guida em Londres.

Como reagirá a um novo rosto?

Assim que viu José, Hutchison não hesitou em propor-lhe uma cirurgia inovadora e completamente gratuita. "Não cobro muitas das cirurgias que faço. Eu já recebo o meu ordenado do Estado e posso dizer que não sou pobre, não ganho tanto quanto um jogador de futebol, mas ganho bem. E não há nada melhor do que curar uma pessoa. Poder ajudar os pacientes nesta situação é algo maravilhoso", conta o cirurgião.

José demorou um pouco para decidir-se. E o médico, experiente, não consegue censurá-lo. "Ele está cansado e apreensivo. Não tem tido uma vida fácil. Já foi visto por outros médicos e passou por outros tratamentos que não obtiveram resultado positivo. Porque é que há-de acreditar?"
Além disso, existe um lado psicológico que não pode ser menorizado. "Porque o rosto de cada um faz parte da sua personalidade e José Mestre viveu praticamente toda a sua vida com a cara deformada, cada vez mais deformada. Como reagirá a um rosto completamente novo e que não terá nada a ver com a memória de si mesmo quando era adolescente?".
O cirurgião acredita que José necessitará de ajuda psicológica, mas que será muito mais feliz sem a doença. "Até por motivos funcionais." José quase não consegue respirar, fala e come com dificuldade, só consegue ver de um olho. Em breve começará a sofrer de outras doenças associadas a esta condição.
"Já operei muitos outros pacientes com este problema, mas nunca tinha visto nenhuma lesão assim tão grande", confessa o médico, um dos maiores especialistas ingleses em cirurgia facial e fundador da Saving Faces, uma fundação que reúne 500 cirurgiões de todo o país com o objectivo de estimular a pesquisa nesta área.

Desde os 2 anos de idade nos consultórios

José Mestre nasceu com uma mancha escura mas aparentemente inofensiva no rosto. "A mancha era lisa, mas começou a criar borbulhas e estas foram evoluindo até me consumir a face quase por completo e hoje só me resta um olho, do qual vejo mal", conta, descrevendo que tinha menos de dois anos quando a mãe começou a peregrinação pelos médicos.
A má formação vascular e o angioma de que padece foram progredindo ao longo do tempo, apesar de José ter sido operado ao lábio inferior, aos 14 e aos 18 anos, para tentar conter a progressão da doença.
O angioma, que lhe chega abaixo do pescoço, está a comprometer-lhe cada vez mais a fala e a vergar-lhe a coluna devido ao peso, tornando muito difícil que José consiga trabalhar, mas nem sempre foi assim.
"Aos 14 anos eu ajudava numa drogaria e a partir dos 16 controlava o trânsito numa via de Queluz, onde então morava, tendo mantido essa ocupação até aos 46 anos, em acumulação com o Rossio, onde estou há mais de duas décadas", recordou José Mestre.
Crença religiosa colaborou para que a doença se agravasse ainda mais.


Diferentes reações das pessoas


"As pessoas sempre me dão alguma coisa e às vezes ganho 15 euros por hora. Se não fosse assim, nunca poderia pagar o aluguel, a água, luz e gás e os meus medicamentos, pois recebo do Estado apenas uma pensão por invalidez", acrescenta.
Todavia, as reações de quem passa nem sempre são as melhores. "Há uma ou outra pessoa que se interessa pelo meu problema e vem falar comigo, mas a maioria apenas quer tirar fotos e essa falta de respeito me magoa", confessou José Mestre, acrescentando que também há quem lhe peça para "tirar a máscara".
As situações já levaram José Mestre a mostrar a carteira de identidade, em cuja fotografia está claramente patente o angioma, ou até a apedrejar quem o provoca.
"O José tem vários processos porque, quando atira pedras, as pessoas vão dizer à polícia que ele é agressivo, mas não contam que o insultam ou lhe tiram fotografias, até com os celulares, sem sequer pedir", revelou a irmã, Guida.
Outras pessoas fogem "agarradas à carteira como se tivessem medo que as fosse atacar e roubar", conta José com uma ponta de ira e de mágoa.
Apesar da estranheza manifestada por muitos transeuntes, José Mestre afirma que o seu caso não é o único no país, "nem sequer em Lisboa, onde existem pelo menos mais dois ou três, entre eles um homem que costuma carregar o celular numa loja do Rossio e duas crianças que passam muitas vezes na praça com sua mãe".
Guida, irmã de José, pede "que as pessoas se aproximem de José sem receio e o tratem com a dignidade que ele merece", e que "deixem de tirar fotografias abusivas, sem autorização dele, porque algumas delas já foram encontradas até como curiosidade em sites pornográficos."

Fonte: Telegraph

Comentários

Anônimo disse…
Nusss!
O_o
Anônimo disse…
Deve ser terrível isso... =\
Anônimo disse…
Que religião é esta,que "proíbe"o fiel seguidor de se livrar de um estigma desse??!Religião criada pelo homem,conflitando as palavras deixadas por JESUS.
Unknown disse…
como ele se alimenta ?
esse tumor é oque como começou?
Unknown disse…
como começou esse tumor e é o que porque foi gerado , como ele se alimenta?
Anônimo disse…
Enfim... educar uma criança nessa irracionalidade deveria ser penalizado por lei!! A mãe deveria de ser condenada por não dar assistência a essa pobre criatura quando este era menor e o problema surgiu. Também é lamentável e indigno de um ser humano a idiotice da vítima de se deixar chegar a este estado por um ideal de gente acéfala.
Anônimo disse…
Mantenha-se firme, sabemos que receberemos muito em manter nossa integridade.
Anônimo disse…
tenho muito orgulho na irmã deste senhor, e também ademiro muito a coragem do senhor. força para o resto da sua vida. é considerado o homem, mais corajoso do mundo.
Anônimo disse…
Esse Homem,é um fiel servo de Jeová,ele está respeitando as leis de Jeová e seus principios, certamente Jeová está muito alegre com essa corragem e determinação,e concerteza será ricamente ABENÇOADO,que Jeová lhe proteja. ROMANOS:1:9.
Anônimo disse…
uma religião muito boba seguramente
Anônimo disse…
A religião não proíbe NADA, apenas mostra o que a BÍBLIA fala a respeito e quem quer agradar a Deus segue, pois é uma lei DELE, não de homens! É muito fácil as pessoas fazerem o que lhes é conveniente ao que Deus pede, como no caso do uso imagens, quando a bíblia é clara no assunto, até mesmo muitos israelitas morreram no ermo por fazerem e adorarem um bezerro de ouro, pois já tinham feito um pacto com Deus de adorarem somente a ele e nem fazer imagem esculpida e nessa lei também falava claramente do mau uso do sangue, o que foi ratificado no primeiro século pelo APÓSTOLO Paulo( Apóstolo de JESUS!!!!) em Atos 15:29(fala abster-vos de sangue, de qualquer modo, incluindo veia, como abster de alcool por causa de cirrose, se não pode pela boca quanto mais injetado na veia....)!!! Fundar religião é fácil, obedecer somente as leis que convém a maioria e em época favorável é mais fácil ainda, OBEDECER A DEUS... é só pra quem pode!!!! JESUS disse: nem todo o que disser senhor, senhor entrará no reino dos céus(Mateus 7:21) E ele completa: Senão aquele que fizer a vontade do meu pai que está nos céus!!! E em mateus 24:13 Jesus ainda diz: Quem tiver perseverado até O FIM é o que SERÁ salvo!!! Tem gente leiga que fala coisa sem saber, estuda a bíblia e depois fala!!! Nem lembra do caso de Jó que foi muito pior, mas ele não desobedeceu a Deus em nenhum momento, foi tanto que no fim Deus o recompensou dobrado....
Unknown disse…
nao creio nessa historia e os testemunhas de jeova nao impedi a ninguem de fazer algo a pessoa tem o livre arbitro para ter sua decisoes sem falar que hoje em dia ja existe operaçoes sem precisar tomart sangue de outra pessoa. e mesmo que ele quezesse fazer nenhum testemunho de jeova ira condena-lo. tenho certeza que se isso for verdade ele sabe o que vai fazer
Anônimo disse…
É realmente é muito triste essa história, mais o que adianta culpar a religião dele, se isso é justamente a escolha dele? Acho que ele é um seguidor fiel da sua doutrina, afinal de contas cada um segue o que quer...
Levitico 17:14 e Atos 15:28,29... Deus proibe o sangue.
Aline disse…
Espero que esse senhor faça a cirurgia e se recupere, para que possa recuperar a vida social, se é que um dia ele teve... Agora, é alarmante ver a ignorância a que nos submete a religião!!!
Se ele esta feliz assim ok. Deus deu o livre arbitrio.So acho que se ele fizesse uma cirurgia para retirada do tumor a vida dele facilitaria muito,tanto esteticamente quanto funcionalmente (para se alimentar). Acho que Deus perdoaria se ele fizesse uma operaçao.
ele poderia chegar no ceu e dizer Senhor, como eu iria me alimentar?
Mas o certo é. Se isso nao o incomoda. ok.
WANIA MARIA SENRA DA SILVA disse…
Essa doença é terrível!Sou sua irmã de fé e gostaria muito de poder entrar em contato com ele, pois conheço um tratamento não-cirúrgico que acho poderá ajudá-lo muito.Quem souber como entrar em contato com ele me mande um e-mail.
wania_silva@ig.com.br
Wania
Unknown disse…
Ah fala sério, ele que não quer se tratar. ¬¬
Ele poderia tá muito bem hoje se não fosse essa idiotice de não querer fazer a cirurgia pra tirar o tumor. !
ßιια Pιnk disse…
Ele que escolheu não se tratar.
Porque senão fosse a tecnologia ele iria morrer. Noossa! Esse cara num ama ele mesmo. E os parentes tentando ajudar e ele nem ai..

Ele esta sendo egoista com ele mesmo .

"Não seja tão egoista, pense mais em voce"


Ps: Fiquei com medo das fotos.

O.O'
Anônimo disse…
DEUS criou tudo, e não importa a religião...se ele teve chance de se curar ele não podia ter ido pela crença de sua religião!
isso é uma hipocresia!
Anônimo disse…
Isso nao pode ser verdade, é photoshop, só pode
Anônimo disse…
Quem é esse que diz saber a vontade de Deus?
Por sua Falta de fé deve sofrer sua monstruosidade.

Não se apiedem.
hauhsey ישוע
Anônimo disse…
Essa história de não poder doar sangue é a maior BESTEIRA da história. Enquanto meia duzia de fanáticos idiotas, invetam esses dogmas para agrupar fieis em troca de dinheiro, pobres coitados ignorantes como esse senhor sofrem com isso! Uma pessoa com o minimo de conhecimento e racicionio jamais seguiria uma IDIOTICE dessas!Na minha opiniao quem defende este tipo de doutrina só pode ser ignorante ou sadista!
fabiano tekila disse…
como sempre a religiao atrapalha a evolucao e a vida das pessoas esse senhor deixou uma vida para traz deixou de constituir familia e viver normalmente por uma mentira que nao leva a nada assim como as drogas acabam com as pessaos a religião o fanatismo também destrói vidas por isso ensinarei meu filho a respeitar a vida dele a natureza respeitar o próximo isso basta para ser um ser humano de bem sem essa de religiao pois religiao e pra quem nao tem objetivos de vida e nada na cabeça essa e minha humilde opinião e aos religiosos que lem isso lamento pela medíocre vida de vcs sempre julgando o próximo e se achando donos da razao com aquele mesmo papo de salvacao vida e terna nossa vida e aqui e agora faca o bem sem olhar a quem nao julgue nao condene e sera feliz
Anônimo disse…
Que Religião ignorante,de gente sem cérebro!
Donym13@hotmail.com
Não quero criticar a religião, porém fica claro que o fundamentalismo da mesma distorce bruscamente a forma de vida de seus fiéis, hoje em dia sabemos que apesar das leis do antigo testamento, "algumas até metafóricas", temos o novo testamento como referência, Cristo veio institui-lo, para que tivesse-mos uma nova vida, e levando em consideração o lado humano, onde estaria a misericórdia divina se ele nos proibisse, de ter saúde, por favor, a humanidade evoluiu até aqui, não vamos parar, devido falsas ideologias.
Anônimo disse…
tem mais é que se fuder p deixar d ser babaca , a religiao dele n ajudou ,só prejudicou eo palhaço deixou piorar eu ajudava porra nenhuma
Anônimo disse…
Achei um horror olhar pra isso,invrivel !!!chega da um embrulho no estomago...mais concordo com o colega que disse que não faz a cirurgia porque não quer...credoo.
Anônimo disse…
Que todos saibam que esse "deus" que eles seguem não é O Deus dos deuses, o Rei dos reis e Senhor dos senhores criador dos césus e da terra.
O verdadeiro e unico Deus é um pai de amor que jamais permitiria ver um filho Dele desta maneira, capacitou os médicos para tal função. Então deixem de tolices e vivam a vida em abundancia que Jesus Cristo nos reservou !
Marcos Rogério dos Anjos disse…
eu fico triste com essas pessoas que criticam a crença de um Cristão genuino como o Sr. Mestre, ele é um fiel seguidor das doutrinas de Jesus Cristos e segue firmemente os seus mandamentos, ele se abstem de sangue simplismente porque na bíblia diz em Atos 15:29 (novo testamento): "abster-vos de sangue"e sei que Deus nos ordenou isso porque sabia que no futuro com o almento das doenças isso seria o fator decisivo para testar a fé de um Cristão, pois hoje muitos preferem aceitar uma transfusão de sangue para salvar sua vida terrena, desobedecendo as leis de Deus, claramente escritas na bíblia; essas pessoas que aceitam sangue seja via oral ou venosa, são como Adão o primeiro homem que foi testado com o simples mandamento de não comer de uma unica fruta do jardim do eden, naquela época existia varias frutas pra ele comer e mesmo assim ele preferio comer a proibida, hoje tem varias auternativas para tratamentos cirugicos que não envolvem uso de sangue, porém uma pessoa que se diz Cristã mas não é verdadeiramente pega sempre o caminho da rua larga e prefere usar as cirurgias que utilizam sangue, e um Cristão verdadeiro sempre escolhe o caminho estreito e preferem usar tratamentos cirurgicos que não envolvem sangue, pois o cristão verdadeiro é provado pela fé e abstem-se de sangue mesmo que isto lhe custe a vida, é nesta hora que vemos quão veraz é a declaração de cristo: "nem todos os que me disserem Senhor, Senhor, estaram no reino dos Céus, se não aquele que faz a vontade de meu Pai que estas no Céu", nossa vida humana não deve vim antes da fé, mas sim a fé antes da vida, e a fé deste homem em obedecer o mandamento de abster de sangue, vai lhe proporcionar uma vida eterna, pois a fé dele vem antes da sua própria vida, ele é um exemplo de Cristão genuino.

Nota para os leitores, não sou Testemunho de Jeová, mas sou um Cristão que vê na bíblia a fonte de verdadeira sabedoria, sei que se fosse pesquisar uma religião que seja igual a dos cristãos do primeiro século que estavam com Cristo, hoje com certeza seria a das testemunhas de Jeová, pois é a unica que vive pela fé, onde a fé na palavra de Deus vem em primeiro lugar, antes mesmo da sua própria vida, e só percebe isso quem realmente lê e entende a bíblia como a palavra de Deus.
yhagoo disse…
caraca que isso nunca vi coisa assim ...
Anônimo disse…
Dane-se essa maldita religião, ele ainda acha que o Deus dele vai cura-lo?, esse idiota vai morrer e não vai levar nada, Hipócrita... não merece essa ajuda.
É incrível como a fé faz as pessoas ficarem idiotas ¬¬
Anônimo disse…
Nossa como pode uma religião criada pelo homen deixar que uma vida se acabe dessa maneira?
achei isso um absurdo ele deve viver feliz se não se cuidaria e sai dessa religão que quer mata-lo.
e essa irmã tb nem toma uma decisão por ele é tudo maluco.
Fala serio...
Anônimo disse…
ele escolheu seguir os principios biblicos, ele tem a fé de que um dia todas as doenças vao acabar,a morte nao vai mais existir,ele simplismente vive com base na biblia e quem nao acredita que ele segue esses principios, de abster-se de sangue
tenha bom senso e leia atos15:29
Unknown disse…
Jesus disse:

"Eu vim para que tem vida e a tenham em abundância".

Também está escrito:

"Ele levou sobre si, todas as nossas dores e as nossas enfermidades e pelas suas pisaduras fomos sarados....."

Que a palavra de Deus cure este homem, amém.
Anônimo disse…
como já comentaram, foi a escolha dele viver com isso. espero q esse homem melhore :]
Miguel disse…
Não sei se já foi comentado no seu blog, mas o "homem sem rosto" já foi operado nos EUA.

Podem ler a noticia aqui: http://www.publico.pt/Local/jose-mestre-o-homem-sem-rosto-do-rossio-arriscou-e-tirou-o-tumor-facial_1461718
Miguel disse…
Não sei se já foi comentado no seu blog, mas o "homem sem rosto" já foi operado nos EUA.

Podem ler a noticia aqui: http://www.publico.pt/Local/jose-mestre-o-homem-sem-rosto-do-rossio-arriscou-e-tirou-o-tumor-facial_1461718
Miguel disse…
Não sei se já foi comentado no seu blog, mas o "homem sem rosto" já foi operado nos EUA.

Podem ler a noticia aqui: http://www.publico.pt/Local/jose-mestre-o-homem-sem-rosto-do-rossio-arriscou-e-tirou-o-tumor-facial_1461718
Anônimo disse…
Esta conversa de Testemunhas de Jeovah é muito engraçada.Em primeiro lugar,apenas seguem o que é conveniente.Querem viver como mandam os preceitos bíblicos mas nunca conseguirão viver como os costumes da época de Jesus.Todos deveriam vestir túnicas inclusive homens.Fazer a barba não existia no tempo de Jesus.As mulheres não podiam ser o sustento da família portanto não trabalhavam em nenhuma hipótese.Perdiam a virgindade com seus maridos ainda crianças(Hoje seria pedofilia por sinal).
E o mais engraçado de tudo isto.Quem transliterou o aramaico para o greco-romano e depois para o latim foi a Igreja Católica,que alterou uma serie de registros para dominar fiéis e expandir seus domínios.Aí vem um bando de evangélicos que se opõe a esta fé e segue os escritos traduzidos por ela.
Vai entender.
Anônimo disse…
Desafio a algum testemuna de jeovah que pratique um milagre digno dos tempos de Jesus e cure esta doença sem intervençãpo cirúrgica.Fazendo exatamente como Jesus apenas saliva e barro. Vamos lá .... Abrir um Hospital de milagre e fé a base de cuspe e terra.
Anônimo disse…
esse merece sofrer mesmo! sofre por que quer!
eu, se fosse o tal doutor lá, iria fazer a cirurgia em quem tem algum problema maior ou que não foi conivente com o desenvolvimento do problema...
Unknown disse…
o pior cego e aquele que ve ,e nao quer enchegar,DEUS mandou aquele medico ingles para operalo,por causa bendita religiao recusou,penso que isso e extremamente inguinorante,olha aportunidade que ele esta perdendo,de ter namorada ver pessoas bonitas ,e melhor estar de bem com ele mesmo e com DEus.que deus o abençoe.
Anônimo disse…
Ai que nojo!
Anônimo disse…
Essa materia descreveu errado uma coisa,ele nao quiz outros metodos com transfusao de sangue nao porcausa da religiao ele viu na biblia em Levitico 10:17 que fala claramente pra nao se abster de sangue,a unica religiao que segue os mandamentos biblicos sao as testemunhas de jeová.Nao temos que sempre pensar na gente,temos que ouvir Joová o unico Deus verdadeiro!!e que nos promete bençaos maravilhosas,nao tire suas proprias conclusoes criticando mas pesquise intenda as decisoes das pessoas!