Vírus infectam computadores da Estação Espacial Internacional


Computadores portáteis levaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) em julho um vírus de computador conhecido como W32.Gammima.AG., confirmou a Nasa (agência espacial americana). O vírus foi detectado na Terra pela primeira vez em agosto de 2007, e permanece dormente em computadores aguardando para roubar senhas para jogos de internet populares especialmente no Extremo Oriente, como Maple Story, HuangYi Online e Talesweaver.

Assim que coleta nomes e senhas, o W32.Gammima.AG tenta enviá-los de volta para um servidor central.

Segundo a Nasa, esta não é a primeira vez que vírus de computador viajaram para o espaço, e está sendo investigado como as máquinas foram infectadas.

A website sobre o espaço, SpaceRef.com, revelou a notícia sobre o vírus nos computadores portáteis que os astronautas levaram para a EEI.

Sem perigo

A Nasa disse a SpaceRef.com que nenhum comando ou sistema de controle da EEI esteve sob risco por causa do vírus.

Os computadores portáteis infectados com o vírus foram usados para programas nutricionais e permitiram que os astronautas enviassem periodicamente e-mails para a Terra.

Há notícia de que as máquinas levadas para o espaço pelos astronautas não têm nenhum programa anti-vírus para impedir a contaminação.

A EEI não possui acesso direto à internet mas os astronautas podem receber e enviar e-mails através de uma rede usada também para transmitir dados e vídeos.

A Nasa disse à publicação Wired News que vírus infectaram computadores portáteis levados à EEI, mas que suas manifestações nunca passaram de "amolação".

Fonte: BBC

Comentários