A VIDA SOBRE CABOS DE ALTA TENSÃO!


O helicóptero se move no silêncio da manhã e voa lado a lado com uma rede de energia de alta tensão de até 30 metros de altura do solo. Com um sinal do piloto, Timothy sai pela porta lateral e pula em cima dos cabos equipados apenas com um traje de isolamento e ferramentas. "Não olhe para baixo, para ver a distância do chão", diz ele, "se concentro apenas na minha tarefa."



Seu trabalho é um dos mais perigosos do mundo. Consiste em reparar linhas elétricas nos lugares mais inacessíveis, para chegar ao local remoto onde a falha ocorreu e corrigi-lo enquanto ele permanece suspenso a partir de um cabo como uma corda bamba real. Essa e a história de Timothy um homem que voa sobre cabos de alta tensão!

Para cada um desses cabos que viajam milhares de volts o suficiente para fritar um ser humano. "Graças ao Traje", explica Timóteo, a corrente flui ao seu redor, e não se transferem. O processo da roupa, diz ele, consiste em "um aço inoxidável de 25% e 75% de nomex "(um derivado do material Kevlar) e" age como uma gaiola de Faraday ". "O importante não ter contato com a terra", diz ele, não vai afetar-lhe .



Timothy passou dez anos fazendo este tipo de trabalho em todo os EUA e em partes do Canadá, mas não nos pede para divulgar a empresa onde trabalha e não dar seu nome completo para evitar problemas trabalhistas. Na rede que trabalha se autodenomina Flyinglineman , algo como "operador de vôo elétrico (embora olhando para as fotos " homem voando sobre linhas de energia) e freqüentemente vemos no Youtube alguns vídeos que podem ser vistos como ele e seus colegas de trabalho fazem a manutenção elétrica.




Um toque de uma varinha




Em cada vôo do helicóptero três pessoas, incluindo o piloto. Verificam as linhas com binóculos especiais que lhes permitem ver até os menores detalhes. Quando recebem um aviso de um problema, causado por um raio, os danos causados pela vibração da linha em si ou pela passagem do tempo. Muitas vezes, também precisará resolver os danos causados pelos moradores, porque em algumas áreas rurais no EUA, eles praticam tiro a alvo nos isoladores de porcelana dos cabos, prática tornou-se um hábito.

"Trabalhar na primavera, verão e outono é fantástico", confessa, "mas os meses de inverno pode ser brutal. Imagine-se lá com dois graus de temperatura e vento frio de até 60 km. "Algumas manhãs eu acordar no escuro e eu não tenho certeza onde está a porta. Dada a frequência com que viajamos, não sei onde estou." Então, preparado em 30 minutos, consulto a previsão do tempo e liberado no prazo de árduo trabalho de um dia. "Prefiro trabalhar sem parar nem para comer", diz ele. "Parar significa perder o ritmo e é melhor seguir e concluir o trabalho."

Uma vez que o helicóptero foi colocado sobre as linhas, a primeira coisa à fazer é posicionar uma haste de metal que produz uma espetacular exibição de um raio quando perto dos fios. Essa "Varinha mágica", como eles chamam, é uma espécie de tábua de salvação. É usada para "fazer o helicóptero e seus ocupantes, se elevem o potencial de fios elétricos e evitar uma descarga profunda. "Você tem que se tornar parte do campo eletromagnético em torno dos cabos", disse Timóteo, "e usar a varinha de condão para fazer isso e nós não temos que receber a diferença de potencial entre o helicóptero e a linha".



Sobrevivendo à erros

Ao iniciar o trabalho nas linhas, a ameaça de uma queda ou um acidente de helicóptero com os cabos é permanente. Às vezes, eles têm trabalhado em linhas, com uma queda de mais de 100 metros. "Voar ao longo das linhas é muito arriscado", diz Timothy. "Nos últimos 11 anos tem sido uma mão cheia de acidentes e tenho sido testemunha de duas mortes nas empresas onde trabalhou." "Um deles era um jovem de 21 que colocou seu ponto de ancoragem e que se partiu em dois ... Um erro em uma decisão, um pequeno erro ... e um bom homem está desaparecido. Eu tive a minha quota de decisões estúpidas e perda de concentração. "" eu sobrevivi à meus erros ", acrescenta ele," enquanto outros morreram. "



Em sua experiência, forçando uma situação duvidosa torna sua tarefa ainda mais perigoso. Bata a cabo com qualquer um dos rotores do helicoptero, quase certamente terminará em um terrível acidente. Até lá, você percebe que o helicóptero é realmente frágil como papel "e, com um rotor que gira a 5.000 rotações por minuto", não é difícil concluir dentro de uma massa de ferro. "


Confiança do piloto



Nestas circunstâncias, o piloto deve confiar cegamente na pilotagem do helicóptero tão próximo às linhas. "Eles recebem treinamento especial", diz Timothy, mas o piloto pode não ter experiência suficiente para manter a calma. "Você pode ter milhares de horas de vôo, mas não é o mesmo que voar com fios ou manter estável dispositivo ao lado de uma torre no meio de fortes ventos."
Em seus anos de trabalho, Timóteo encontrou pilotos treinados "questionávelmente" e os trabalhadores incentivados a voar em meio a uma chuva gelada ou ignorada, por "bônus salarial". Mas quanto eles cobram para fazer este trabalho arriscado?



Timothy diz. "Dinheiro não é ruim", diz ele, "mas não tanto quanto as pessoas possam imaginar. Vou lhe dizer por um trabalho que eu tenho que passar até quatro meses longe de casa, para mim o dinheiro não é mau" Deslocamentos riscos que corremos? Provavelmente não. Mas não há certezas na vida. Lembro-me de pessoas que sobreviveram a acidentes catastróficos e morreu cinco anos mais tarde na rua. Quando você começa quando você vem ... Não importa se ou estar atrás de uma escrivaninha ou ao lado de um helicóptero."

Após todos estes anos, arriscando sua vida, Timothy está a ter um grande respeito pelo que ele faz."Só os ignorantes dizem que não têm medo, porque o medo é a experiência que pode mantê-lo vivo."Quando comecei", ele recorda: "Eu costumava me sentir tonto, quando eu estava lá em cima e olhou para baixo, mas eu aprendi a me concentrar no que eu tenho de fazer, e eu faço com minhas mãos."


Fonte:La informacion

Comentários

Claudio Tavares disse…
Apreciei bastante a matéria. Também trabalho no ramo de linhas energizadas há 20 anos. Aqui em Alagoas, chamamos Linha Viva. A que trabalho, porém, é de uma tensão bem menor (69 Kv) e as estruturas chegam, no máximo, a 40 m, mas não deixa de ser um trabalho emocionante. Adoro meu trabalho, talvez isso explique meus 44 anos com todo o vigor da juventude. Espero poder viver prá contar toda essa emoção pros meus netos
Claudio Tavares disse…
E um detalhe curioso, a vestimenta condutiva, como o nome diz serve para equalizar o trabalhador com a rede elétrica. É natural para leigos acharem que esta roupa serve como isolamento da eletricidade, mas é exatamente o contrário. Ela é feita de fios de metal e, uma vez equalizado, o trabalhador passa a fazer parte da rede como um todo.
Anônimo disse…
Ótima matéria, muito interessante, sou Téc. Segurança do Trabalho fico imaginando a tensão que deve ser para um profissional da minha área atuar neste tipo de trabalho, eu particularmente adoraria fazer parte de uma equipe dessas, adoro desafios e trabalhos extremamente técnicos e precisos...parabéns
Unknown disse…
Vivo em Viana,(Angola)uma empresa de electricidade fez instalação recente de cobos de alta tensão sobre a zona suburbabna, tais cabos passam bem por cima do tecto da minha residência.minhas filhas são muito pequenas tenho receio que as ondas electomagnéticas possam nos afectar futuramente.Deêm-me opiniões.
Unknown disse…
Sabendo dos riscos e danos a saúde que estes cabos de alta tensão provocam, porque que estas empresas instalam torres em locais onde moram gente?
Marcelo Domenice disse…
Cassinda obrigado pelo comentário e por estar curtindo o blog, olha nao temos nenhum conteudo a respeito, mas fica como sugestão para um post futuro.