Sites Obesos


Ás vezes algumas pesquisas mostram o que todo mundo já sabe, mas mesmo assim é bom confirmar o conhecimento popular com números. Talvez por isso a empresa americana Website Optimization, cujo nome já é auto-explicativo, reuniu estatísticas sobre o perfil dos sites nos últimos cinco anos.
A óbvia (mas porque não interessante) conclusão é que nos últimos cinco anos, o peso médio em kilobytes dos sites triplicou. De acordo com a medição, as páginas passaram de 93.7 KB para 312 KB de 2003 até 2007 --e a tendência é a obesidade online aumentar.

A principal explicação vem em outra medição que mostra o que todo mundo já sabe: , o aumento do uso de vídeos via streaming nos sites de 2000 a 2005 cresceu 600%. E de dois anos para cá, a coisa cresceu demais. Outra medição exibida pela Website Optimization compara a duração média dos vídeos online. Em 2005 os filmes duravam em média 120 segundos já no ano passado, a média subiu para 192 segundos.
Culpar só os vídeos pelo aumento no peso das páginas é contar só metade da história. O número de objetos externos por página também cresceu significativamente, com 25.7 (em 2003) contra 49.9 (em 2008). A pesquisa entende como "objetos externos" quaisquer imagens, arquivos de áudio e vídeo, modelos externos de CSS e arquivos JavaScript.
E aí vem a parte não-óbvia da pesquisa: apesar da popularização do CSS, mais de 62% das páginas pesquisadas ainda usam as tradiconais tabelas como solução de layout. Pô pessoal, vamos usar CSS e enxugar as páginas!

*Outro detalhezinho legal, Muito mais gente usa GIF (84.6%) do que JPEG (64.5%). Só que o formato PNG vem comendo pelas beiradas. Em 2006, seu uso abrangia 7.2% dos sites pesquisados. Anos passado, a marca chegou aos 32.2%.

Fonte: Info

Comentários