Videogame que ensina crianças a escovar os dentes


Um grupo de pesquisadores da Coréia do Sul criou um plano simples para estimular as crianças a escovar os dentes: eles transformaram a escova em um controle avançado de videogame, como o do Nintendo Wii, e a tarefa virou um divertido jogo eletrônico.
A reportagem publicada no site da revista americana NewScientist, pais e profissionais normalmente enfrentam dois problemas quando tentam ensinar higiene bucal aos jovens. Para começar, boa parte das crianças não demonstram vontade alguma em escovar os dentes. Criaram então um método para "ensinar brincando", com um sistema que capta o movimento feito pela criança com a escova de dentes e o transfere para o computador, onde funciona uma espécie de jogo estimulando os movimentos.

É uma solução ainda mais simples do que a utilizada pelo controle do Nintendo Wii, que é dotado de acelerômetros capazes de medir a velocidade e a direção do movimento do controle. "Precisávamos identificar movimentos em uma área muito menor", afirma Chu Hao-hua, chefe da equipe que desenvolveu o jogo. Com o sistema de LEDs, é possível diferenciar se a criança está efetivamente passando a escova sobre as 24 áreas identificadas no jogo. O game é simples: quando começa a escovação, todos os dentes da criança estão cobertos de "monstros". Ao passar a escova corretamente pelos dentes, a criança se livra da sujeira. O objetivo é "limpar" a tela - e, conseqüentemente, a boca.
Segundo Chu, os testes iniciais foram feitos com um conjunto de 13 alunos de uma sala de crianças em idade pré-escolar. Na experiência, as crianças que escovaram os dentes utilizando o jogo conseguiram limpar duas vezes mais áreas do que aquelas que fizeram a higiente com uma escova comum.
Apesar do jogo não ter produção em série prevista, Chu já pensa em adaptá-lo para outros públicos e mercados. "É possível criarmos conteúdo capaz de estimular adultos a escovarem os dentes", afirma o pesquisador.

Fonte: G1

Comentários