Cidade veta sinais de trânsito e acidentes diminuem.


Um mês atrás, a cidade alemã de Bohmte resolveu retirar das ruas todos os semáfaros e placas de trânsito em uma tentativa de diminuir o número de acidentes. Ontem, as autoridades anunciaram os primeiros resultados da experiência insólita: "sucesso total".

A idéia, segundo infomação do jornal Daily Mail, é baseada em um plano lançado pela União Européia de "espaço compatilhado" no trânsito. A idéia, por incrível que pareça
foi desenvolvida por um especialsta de tráfego. o holandês Hans Moderman.

De acordo com o plano, ao circular pela cidade, os motoristas devem negociar a preferência com os demais usuários das vias, e não apenas respeitar regras previamente impostas . A idéia é que os motoristas prestem mais atenção ao que outros estão fazendo.


Assim, segundo Moderman, o número de acidentes diminui. Cerca de 13 mil carros
circulam por Bohmte diariamente. Segundo as autoridades, cerca de sete acidentes graves eram registrados por mês, fora as numerosas pequenas batidas na qual a polícia não se envolvia.
Desde que a cidade aboliu os sinais de trânsito, não foi registrado um acidente sequer, seja grave ou leve. "Nós estamos tentando redizir a quantidade de sinais de trânsito por toda a Europa. Estamos acreditando na prudência da pessoas", disse o porta-voz da cidade.

Fonte: AP

Comentários

Anônimo disse…
Eh, a idéia realmente é boa, mas funciona em lugares como a Alemanha. Aqui no Brasil, os motoristas ainda tem que aprender que a melhor lei de trênsito, é a Educação. Quem sabe aí poderemos fazer um teste não é?

www.blogdohugo.com