Karakuri: robôs japoneses



No ano de 1770 a 1774, o grande Genio Jaquet-Droz um relojoeiro Suiço, espantou as cortes da Europa com os seus Robos automaticos e habilidosos, os japoneses desenvolveram uma arte muito similar ao construir pequenos bonecos mecânicos. Estes bonecos, chamado Karakuri Ningyo, constituía uma verdadeira maravilha de precisão e inteligência e foram capazes de desenvolver as atividades mais surpreendente.


Através de um complicado sistema de engrenagens e polias, estes robôs foram a moda entre os senhores feudais, que surpreendia seus visitantes com as maquinetas. Entre os Karakuri construída entre os séculos XVIII e XIX, estão:
bonecos incluídos a servir chá, descendo escadas ou andar em uma corda. Convido-vos a ver alguns dos exemplos mais interessantes em movimento.



1. Karakuri que escreve:

Este boneco, é o mais lembrado, foi concebido no século XIX por Tanaka Hisashige e era capaz - como você vai ver - de escrever caracteres Kanji com uma precisão incrível.



2. Karakuri que atira Flechas:

Essa boneca é uma verdadeira maravilha. Projetado no século XIX, a boneca tem um quiver com quatro flechas e que vai atirando no alvo. É ver para crer (O vídeo é uma réplica do original).



3. Karakuri fazendo truques de mágica:

O karakuri suspende uma caixa e toda vez aparece um objeto novo.



4. Karakuri servindo chá ou movendo uma hélice:


Talvez os mais conhecidos são as bonecas que servem o chá, construidas para surpreender os convidados. Segura o copo, a boneca com movimentos em uma linha reta serve os convidados e depois de acabado o chá, coloque o copo de volta sobre a bandeja, e a boneca volta pelo mesmo caminho por onde veio, temos també um boneco que gira uma hélice e outro da cambalhotas de costa.



5. Karakuri descendo as escadas:

Um acrobata real para fechar o show de hoje!



Fonte: Youtube, Fogonazos, Wikipedia

Comentários

CRIART DESIGNER disse…
Maravilhoso! Não é a toa que os Japoneses dominam a tecnologia robótica.