Ponte mais longa do mundo sobre o mar


A China abriu para o tráfego nesta quinta-feira (1º de maio), ainda de forma experimental, a ponte mais longa do mundo sobre o mar. Ponte tem 36 quilômetros de extensão, cerca de 40 mil veículos passarão pela ponte por dia.
A construção cruza a baía de Hangzhou, na província sudeste de Zhejiang. Será usada com o objetivo de facilitar o tráfego e o transporte de mercadorias para Xangai.

Outras duas cidades beneficiadas com a abertura do viaduto, "Jiaxing que está situada no coração da foz do rio Yang Tsé, e o porto de Ningbó se tornou em 2007 o segundo maior da China e o quarto do mundo em fluxo de mercadorias", disse Tang Yijun, vice-secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês (PCCh) em Ningbo. O secretário do PCCh para Ningbo e responsável pelo projeto, Wang Yong, disse que uma das grandes contribuições da ponte será a redução da entre Xangai e Ningbo, que cairá de 400 para 120 quilômetros.
O viaduto, cuja construção começou em novembro de 2003, na qual foram utilizadas 800 mil toneladas de aço na construção do viaduto e tem durabilidade prevista de 100 anos, terá cobrança de pedágio, antecipou Wang, que detalhou que contará com seis guichês (três em cada sentido), e calculou que "cerca de 40 mil veículos o cruzarão em média por dia".

"Wang ressaltou que existe uma ponte mais longa em Lousiana (EUA), mas que cruza um lago, e não o mar. Até agora, acrescentou, o viaduto mais longo do mundo com essas características também estava na China, em Xangai, com extensão aproximada de 32,5 quilômetros".

Fonte: EFE

Comentários