A invenção do Caixa Eletrônico



O primeiro caixa eletrônico do mundo foi fabricado pela empresa britânica De La Rue e foi instalado num bairro no norte da Grande Londres em 27 de junho de 1967 pelo Barclays Bank. A invenção é creditada à John Sheperd-Barron, apesar de Luther George Simjian ter registrado patentes em Nova York, EUA nos anos 1930 e Donald Wetzel e dois outros engenheiros da Docutel também terem registrado uma patente em 4 de junho de 1973.

Os primeiros caixas eletrônicos aceitavam apenas uma ficha ou cupom de uso único, que era retida pelo caixa. Essas trabalhavam em vários princípios como radiação e magnetismo de baixa coercitividade que era retirado pelo leitor de cartão para tornar fraudes mais difíceis.



A idéia de um número de identificação pessoal (PIN) armazenado no cartão em si ao invés de ser digitado quando se queria retirar o dinheiro foi desenvolvido pelo engenheiro britânico James Goodfellow em 1965, que ainda possui patentes internacionais cobrindo esta tecnologia.



Os primeiros caixas eletrônicos falantes — caixas com instruções sonoras para pessoas com deficiência visual — foram instalados no Canadá em 1999. O primeiro caixa eletrônico falante nos Estados Unidos foi instalado em São Francisco em outubro do mesmo ano. Em 2005 já há em torno de 30.000 caixas eletrônicos falantes naquele país.



O escocês John Shepherd-Barron, o inventor do primeiro Caixa eletronico, morreu aos 84 anos após uma breve doença, no sábado (15-5) em um hospital em Inverness, no norte da Escócia, segundo a BBC.



O inventor começou a desenvolver o sistema para sacar dinheiro fora do horário bancário, depois de sofrer sua própria falta de dinheiro após o fechamento de um banco.

John disse que se baseou na idéia de uma máquina de chocolates, que ao invés de chocolates usaria o dinheiro.


Fonte:Wikipedia, BBC

Comentários