sábado, 12 de abril de 2008

Homem dorme em trilhos de trem

Um australiano que dormiu sobre os trilhos de uma ferrovia ficou apenas com alguns arranhões depois que um trem passou sobre ele, informou a polícia. O jovem de 20 anos dormia entre os trilhos quando o trem passou na madrugada de quinta-feira (10-Jan-08), em Port Augusta, Estado da Austrália meridional.
O maquinista viu o dorminhoco imprudente, e embriagado, segundo a imprensa local, mas não conseguiu frear a composição, que passou sobre a vítima.
O jovem havia adormecido em uma parte levemente côncava dos trilhos e saiu da aventura somente com alguns arranhões, segundo policiais.

Fonte: AFP

Por que as teclas do teclado não estão em ordem alfabética?

A distribuição das teclas nos teclados já despertou a dúvida de muita gente: Por que as letras não estão em ordem alfabética? Qual o critério utilizado?
Na verdade, a ordem das letras no teclado é apenas uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada e patenteada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.
A partir daí, o padrão desenvolvido pelo americano se tornou bastante popular em todo o mundo, tendo sido incorporado na grande maioria dos teclados de computadores.

Fonte: Mundo Educação

O susto faz o soluço parar?

Soluço é uma contração espasmódica e involuntária do diafragma, um fino músculo em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico, que está situado logo acima do estômago. Esse nervo está diretamente relacionado com o soluço, uma vez que essas contrações ocorrem devido a uma irritação do mesmo.


Existem diversas recomendações caseiras indicadas para acabar com essas contrações; uma delas afirma que o soluço é cessado quando a pessoa leva um grande susto. Essa afirmação é verdadeira: quando uma pessoa se assusta, seu organismo libera a substância adrenalina, que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico e cessa o soluço.
No entanto, como não é possível se assustar propositalmente, a medida mais indicada para acabar com o problema é prender a respiração por alguns segundos, já que o gás carbônico em um nível mais elevado faz o nervo frênico voltar ao normal.

Fonte: Mundo Educação