Em vários países subdesenvolvidos do mundo, muitas vezes a falta de opções leva boa parte dos camponeses a trabalhar no cultivo de plantas como a papoula, que está na base da produção industrial do ópio.
O ópio é o "suco de papoula", um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas (gênero Papaver), e que é utilizada como narcótico.
Seu sabor é amargo e um pouco acre, sendo castanha a sua cor. Os principais alcalóides do ópio são: a morfina (10%), a codeína, a tebaína, a papaverina, a narcotina e a narceína.
Os opiáceos determinam violenta dependência física e psíquica, podendo-se dizer que a escravidão do viciado é total, deixando-o totalmente inutilizado para si, para a família e para a sociedade, pois a droga passa a agir quimicamente em seu corpo, de forma que a retirada brusca da droga pode ocasionar até a morte.
O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência física, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente um veneno estupefaciente. A medicina o utiliza, assim como os alcalóides que ele contém (morfina e papaverina), como sonífero analgésico.
Fonte: Wikipedia
terça-feira, 15 de abril de 2008
Destruição de Ópio no Afeganistão
Ônibus invade loja em Pernambuco
Um ônibus invadiu uma loja em Itamaracá, em Pernambuco, após tentar desviar de outro ônibus que estaria em sentido contrário na rodovia PE-01.
O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (14/04). Com a manobra brusca, o motorista perdeu o controle do veículo e subiu a calçada, atingindo uma loja de confecções, que ficou com a estrutura comprometida.O ônibus levava 25 passageiros, e ninguém se feriu.
Fonte: JC Online
Assinar:
Postagens (Atom)