domingo, 2 de novembro de 2008

Nova York ganha 'Google Maps' para identificar paradeiro de ratos


A cidade de Nova York quer ter certeza de que os ratos não têm onde se esconder, pelo menos online. Por isso a criação do Rat Information Portal, um site que exibe um mapa de onde os roedores se localizam e dá dicas sobre o que fazer para evitar essas pragas.


No estilo “Google Maps”, o mapa permite que o internauta selecione uma região e dê zoom, para saber se ela está livre ou infestada de ratos. O site foi para o ar oficialmente na quinta-feira (30).

Um dos principais objetivo da página é encorajar os moradores de Nova York a ficarem atentos à situação, usando o mapa para identificar áreas problemáticas e cobrar ações dos donos de propriedades que servem como “ninhos” para os roedores. “Os usuários poderão entender o que devem esperar das autoridades e também ajudá-las”, afirmou Dan Kass, assistente do departamento de saúde.

Outra utilidade desse endereço é servir como um guia para os internautas encontrarem profissionais que trabalham no combate dos ratos. Há muito tempo esses roedores são parte do cenário da cidade: em fevereiro de 2007, um vídeo da TV virou sensação na internet ao exibir ratos dentro de um restaurante em Manhattan. A companhia responsável pelo local, a Yum Brands, teve de fechar o estabelecimento.

Segundo Kass, a cidade está vendo melhoras com o aumento das inspeções iniciadas na região do Bronx. A idéia é trabalhar para combater o problema dentro de uma determinada área, e não apenas reagir às reclamações referentes a propriedades específicas. “Os resultados preliminares mostram que essa estratégia está melhorando os esforços para erradicação do problema”, afirmou.

Fonte: AP