Helicópteros do Exército americano, em um ataque aereo e terrestre a um acampamento VietCong, 18 milhas ao norte de Tay Ninh, no noroeste de Saigon, perto da fronteira do Camboja, no Vietnã em março de 1965, para cobrir o avanço de tropas terrestres sul-vietnamita . (Foto: AP / Horst Faas)
Novamente, o excelente blog de fotografia The Big Picture nos presenteia com um post maravilhoso na net, desta vez comemorando 35 anos do fim da Guerra do Vietnã.
Um pára-quedista americano ferido agonizando de dor enquanto aguarda a socorro médico no acampamento, base no Shau um vale perto da fronteira com Laos, Vietnã do Sul durante a Guerra do Vietnã. Foto tirada pelo fotógrafo da AP, em seguida, Hugh Van Es em 19 de maio de 1969. (Foto: AP / Hugh Van Es)
Em 30 de abril de 1975 a cidade de Saigon (capital do Vietnã do Sul) cai sob controle de tanques Vietcong, após a partida Americana. após quase 20 anos de participação direta e indireta no conflito. Como Alan Taylor mencionou , (editor do blog), é quase impossível resumir uma guerra como o Vietnã, em algumas fotos, mas pelo menos é uma contribuição, mas devo acrescentar que as fotografias seleccionadas captura a mística e a beleza de uma guerra que já Você pode rotular como vintage.
Um CH-46 Sea Knight helicóptero da marinha americana cai em chamas após ser atingido por fogo inimigo durante a Operação Hastings, ao sul da zona desmilitarizada entre o Norte eo Vietnã do Sul em 15 de julho de 1966. O helicóptero caiu e explodiu em um morro, matando um tripulante e 12 fuzileiros navais. Três tripulantes escaparam com queimaduras graves. (Foto: AP / Horst Faas)
Pára-quedistas do 2º Batalhão Americano, Brigada 173ª, com suas armas automáticas ao alto, para atravessar um rio na chuva durante uma busca por VietCongs na área de selva de Ben Cat, o Vietnã do Sul em 25 de setembro, 1965. (Foto: AP / Henri Huet)
Um carregador de maca vietnamita, usando uma máscara por causa do cheiro dos corpos de soldados americanos mortos em combates contra o Vietcong na plantação de seringueiras Michelin, aproximadamente 45 quilômetros a nordeste de Saigon, 27 novembro de 1965. Mais de 100 corpos foram recuperados depois de um ataque a guerrilheiros. (Foto: AP / Horst Faas)
Um monje budista Thich Quang Thanh, Nu ateia fogo ao próprio corpo, e queima até a morte em um ato de protesto contra o regime suicída do governo, em Hue, Vietnã do Sul, 29 de maio de 1966.
Sul-vietnamita, Nguyen Ngoc Loan, o chefe da polícia nacional, dispara sua pistola na cabeça do suspeito Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, em 01 fevereiro de 1968. (Foto: AP / Eddie Adams)
Os manifestantes, em Berkeley, Califórnia marcha contra a guerra no Vietnã, em dezembro de 1965. (Foto: AP)
Acampamento VietCong é incendiado perto de My Tho, do Vietnam em 5 de abril de 1968. Soldado de primeira classe Raymond Rumpa, St Paul, Minnesota, da Compania C, 3 º Batalhão de Infantaria, 9 ª Divisão de Infantaria, com rifles de 45 e 90 milímetros e canhão sem recuo. (E.U. Department of Defense)
Sammy Davis Jr., realiza Enterterimento para os membros da 1 ª Divisão de Cavalaria (aeromóveis) em um local não revelado no Vietnam em Fevereiro de 1972. (E.U. Departamento de Defense/SP4 Gibbons George, E.U.A. Det Photo Sp, Pac)
Um helicóptero de abastecimento vem para o pouso em uma colina, que fazem parte do apoio da Base 29, a oeste de Dak To, no planalto central do Vietnã do Sul em 03 de junho de 1968. Em torno árvores queimadas pelos ataques aéreos pesados entre as tropas norte-vietnamitas e norte-americanos. (Foto: AP)
Nota: Esta foto me lembra a seguinte frase do tenente Kilgore (Robert Duvall), no filme Apocalipse: "Eu amo o cheiro de napalm pela manhã. Você sabe, uma vez que tivemos um monte bombardeou, durante 12 horas. Quando Estava tudo acabado, eu ando para cima. nós não encontramos um dos 'em, não um stinkin corpo dink. O cheiro, você sabe que cheiro de gasolina, toda a colina. cheirava a vitória ... como ".
Fuzileiro, ajuda seu companheiro ferido, em ataque do Vietnã do Norte durante a batalha em 15 de maio de 1967 no sector ocidental da "Leatherneck Square" ao sul da zona desmilitarizada no sul do Vietnã. (AP Photo / John Schneider)
Desconhecendo a direção inimigas, um fotógrafo sul-vietnamita fez esta foto de um soldado sul-vietnamita entrincheirados em Van Hai, a sul de Hue, 20 de novembro de 1972. Câmera flagrou a explosão e o soldado não teve tempo para reagir. (Foto: AP)
Ataque direto ao Vietnam do Norte com bombas de 122 milímetros e munição de 175 mm na Gio Linh, ao lado da zona desmilitarização entre o norte e o sul do Vietnã, setembro 1967. (Foto: AP)
Uma refugiada e seu bebê em um helicóptero, transportados para Tuy Hoa, 235 quilômetros a nordeste de Saigon em 22 de março de 1975. Eles estavam entre milhares que fogem de recentes avanços comunistas. (Foto: AP / Nick Ut)
Multidões escalam a parede da Embaixada Americana em Saigon, Vietnã, tentando chegar à zona de captação de helicóptero, pouco antes do final da Guerra do Vietnã em 29 de abril de 1975. (Foto: AP / Ulevich Neal)
A norte-vietnamitas em tanque atravessando o portão do palácio presidencial em Saigon, o que significa a queda do Vietnã do Sul em 30 de abril de 1975. (Foto: AP)
Fonte: The Big Picture
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Cientistas encontram sapato mais antigo, com 5,5 mil anos
Cientistas afirmam ter encontrado o sapato de couro mais antigo do mundo, com 5,5 mil anos.
O calçado foi desenterrado por um grupo internacional de arqueólogos na Armênia. No tamanho 37, ele provavelmente pertenceu a um adolescente.
Os cientistas dizem acreditar que as pessoas começaram a usar sapatos muito antes disso, mas essa é a primeira prova de que humanos já eram capazes de fabricar objetos assim naquela época.
O sapato foi encontrado em uma vala dentro da estrutura de uma casa. Ele estava abaixo do chão de argila, debaixo de um vaso de cabeça para baixo.
Os cientistas não sabem se os objetos foram escondidos ali ou simplesmente abandonados.
A tecnologia usada pelos ancestrais dos sapateiros responsáveis por fazer o calçado é simples. Os pesquisadores pediram a um sapateiro irlandês para fazer réplicas.
O artesão disse que o calçado é simples, sua fabricação não exige habilidade e é muito básico. É praticamente um chinelo fechado.
O sapato foi encontrado em buscas arqueológicas por indícios de homens de Neandertal que teriam vivido na região da fronteira com a Turquia e o Irã.
Fonte: BBC
Assinar:
Postagens (Atom)