segunda-feira, 4 de outubro de 2010
MAIOR BOCA DO MUNDO
Imagine uma boca de quatro pés comprimento , e que de repente surge das profundezas. Com seus quinze metros de comprimento e quarenta toneladas, estamos falando das BALEIAS JUBARTES, que podem engolir várias toneladas de água e de peixes a partir de um único sopro . Como se fosse um monstro marinho, suas mandíbulas pegam tudo em seu caminho.
Todo verão nas latitudes mais frias, este ritual é comum, ver as baleias jubarte. A visão de várias bocas gigantes fora da água faz com que ficamos de cabelo em pé . A caça das baleias em grupos, é uma técnica sofisticada conhecida como " rede de bolhas ". O resultado produziu cenas como esta :
Sua boca, ao lado do baleia ártica, É o maior no reino animal . Cada baleia-jubarte pode comer cerca de meia tonelada de peixe por dia. Em sua dieta inclui o krill, crustáceos e milhares de pequenos peixes.
Como a baleia sobe à superfície , a boca enche de água e sua garganta é inflada como um balão. Então os seus bigodes funcionam como um filtro , descartando o líquido restante e aprisionamento de grandes quantidades de peixe.
A técnica da rede de bolhas é um sinal de inteligência desses animais. Às vezes praticam em grupo ou sozinho , mas mais frequentemente é vê-los trabalhar juntos.
As baleias de peixes se escondem no fundo e tecem uma parede de bolhas em torno de cortar a sua fuga. Quando os peixes estão no centro do círculo, as baleias sobem com suas bocas abertas para capturar suas presas . A técnica é belamente descrito neste vídeo (obrigatório):
O diâmetro da rede de bolhas podem chegar a trinta metros e exigem a colaboração de doze indivíduos. Como explicado Wikipedia, É provavelmente o exemplo mais espetacular de colaboração entre os mamíferos marinhos.
Para encerrarmos deixamos um par de vídeos que valem a pena :
Fonte:Greenpeace, Wikipedia
NA BOCA DE UM VULCÃO
O homem que desliza para dentro da boca do vulcão em erupção, é o fotógrafo Geoff Mackley, uma espécie de SHOWMAN conhecido como Dangerman e que faz documentários para o Discovery Channel . Para gravar imagens em HD vão que vocês vão ver em seguida, ele e sua equipe desceram 400 metros dentro do Vulcão Maroum na Ilha Ambrym (Vanuatu), direto à beira de um lago de lava. O vídeo é anunciado como o filme mais incrível que fez de um vulcão.
Talvez seja um pouco exagerado, mas o vídeo é surpreendente:
Para obter essas imagens permaneceram por dias acampados nas imediações do vulcão e suportou fortes chuvas nas suas tendas. No final , deceram a encosta com cordas e Mackley filmou à uma curta distância da lava, equipado com um traje especial para suportar altas temperaturas . Nesse outro vídeo você pode ver completo.
Fonte: AP
Assinar:
Postagens (Atom)