Químicos criam técnica para usar gás carbônico na produção de plásticos.
Idéia é 'reciclar' fumaça emitida pro chaminés de fábricas. As pesquisas foram apresentadas nesta semana nos EUA pelo químico alemão Thomas E. Müller e pelo japonês Toshiyasu Sakakura. Os processos descrevem técnicas para oferecer objetos mais baratos, seguros e 'verdes', quando comparados com os métodos atuais de fabricação. Duas novas técnicas para a produção de plástico a partir da emissão de gases poluentes de indústrias podem simultaneamente combater o aquecimento global e baratear a fabricação de produtos como CDs e DVDs. Segundo pesquisadores, o gás carbônico que sai das chaminés das fábricas poderia ser reaproveitado em diversos produtos feitos de plástico.
"O dióxido de carbono (CO2) é uma substância que está disponível em abundância, principalmente na fumaça que resulta da queima de carvão e de outros combustíveis fósseis", afirma Müller, que comandou um estudo encomendado pela alemã Bayer. "Por conta do baixo valor (do gás carbônico), se conseguirmos substituir outros materiais, conseguiremos ser ecológicos e econômicos ao mesmo tempo."
A a equipe do pesquisador japonês Toshiyasu Sakakura apresentou uma técnica semelhante, que utiliza o gás carbônico para transformar materiais em plásticos e componentes para pilhas e baterias. A técnica é ainda mais barata que a reciclagem destes materiais, afirmou Sakakura.
O crescimento no volume de venda de produtos feitos com policarbonato indica que sua pesquisa seria o caminho ideal para remover o gás carbônico do meio ambiente. Hoje em dia, o polímero é utilizado na fabricação de discos ópticos (como CDs e DVDs), lentes para óculos, faróis automotivos e garrafas para bebidas, por exemplo.
O químico afirma que a técnica, apesar de nova, não deve demorar a ser aplicada pela indústria. "Acredito que seja uma questão de poucos anos para que os consumidores estejam utilizando produtos derivados dos antigos poluentes", afirma.
Fonte: G1
terça-feira, 6 de maio de 2008
Videogame que ensina crianças a escovar os dentes
Um grupo de pesquisadores da Coréia do Sul criou um plano simples para estimular as crianças a escovar os dentes: eles transformaram a escova em um controle avançado de videogame, como o do Nintendo Wii, e a tarefa virou um divertido jogo eletrônico.
A reportagem publicada no site da revista americana NewScientist, pais e profissionais normalmente enfrentam dois problemas quando tentam ensinar higiene bucal aos jovens. Para começar, boa parte das crianças não demonstram vontade alguma em escovar os dentes. Criaram então um método para "ensinar brincando", com um sistema que capta o movimento feito pela criança com a escova de dentes e o transfere para o computador, onde funciona uma espécie de jogo estimulando os movimentos.
É uma solução ainda mais simples do que a utilizada pelo controle do Nintendo Wii, que é dotado de acelerômetros capazes de medir a velocidade e a direção do movimento do controle. "Precisávamos identificar movimentos em uma área muito menor", afirma Chu Hao-hua, chefe da equipe que desenvolveu o jogo. Com o sistema de LEDs, é possível diferenciar se a criança está efetivamente passando a escova sobre as 24 áreas identificadas no jogo. O game é simples: quando começa a escovação, todos os dentes da criança estão cobertos de "monstros". Ao passar a escova corretamente pelos dentes, a criança se livra da sujeira. O objetivo é "limpar" a tela - e, conseqüentemente, a boca.
Segundo Chu, os testes iniciais foram feitos com um conjunto de 13 alunos de uma sala de crianças em idade pré-escolar. Na experiência, as crianças que escovaram os dentes utilizando o jogo conseguiram limpar duas vezes mais áreas do que aquelas que fizeram a higiente com uma escova comum.
Apesar do jogo não ter produção em série prevista, Chu já pensa em adaptá-lo para outros públicos e mercados. "É possível criarmos conteúdo capaz de estimular adultos a escovarem os dentes", afirma o pesquisador.
Fonte: G1
Assinar:
Postagens (Atom)