terça-feira, 29 de julho de 2008

Skycranes: os guindastes do céu



O Sikorsky S-64 é o único helicóptero do mundo capaz de levantar de tudo. Dos aviões aos tanques, passando por barcos e por casas pré-fabricada.
Skycranes (helicóptero-guindaste) foi desenvolvido pela companhia de Sikorsky no fim de 1958. Sua capacidade de levantar mais de 20 toneladas do peso, tornou-o uma ferramenta essencial no Exercito quanto na engenharia civil.




A imagem superior, feita dia 21 de maio de 1969, mostras um S-64 que transfere um avião(Caribou-392) derrubado em Muang Ngan (Laos) até a base de Udorn, centenas de quilômetros ao sul da Thailandia.

O S-64 foi usado pela primeira vez em grande escala pelas tropas americanas no coflito do Vietnam. A divisão Armored da 1ªcavalaria usou nas operações em que a carga era demasiadamente pesada.





O S-64 é um equipamento ligeiro e sua estrutura diaphanous, permite que o piloto controle cada uma das manobras de descarregar e carregar. Hoje em dia é usado no combate a incêndios de florestas ou no posicionamento de torres elétricas. É usado também para descarregar recipientes em situações complicadas, quando um barco esta longe do porto.

Fonte: Fogonazos

Alucinações na água


Com quase 1km de comprimento e 32 metros de largura, a ponte de Magdeburg (Alemanha) é um daqueles lugares, que se deve prestar muita atenção, ao se olhar duas vezes para ser convencido que existe realmente. Uma ponte de água que cruzam um rio Elbe e que permite o tráfego dos barcos entre duas canaletas, considerada a maior do país. Mais de 500 milhão euros e seis anos do trabalho permitiram esta imagem irreal.




Roda de Falkirk (na Escócia) é, ainda mais surpreendente. É um “elevador” para os barcos que unem duas canaletas separadas por uma altura de 24 metros. Os barcos entram em um compartimento inundado e elevado por dois braços gigantescos girando. Quatro minutos mais tarde e após ter terminado uma volta de 180º, o barco pode sair pela canaleta.





Fonte: Fogonazos