sexta-feira, 23 de abril de 2010

Homem Bebado é preso dirigindo carro da Barbie

Paul Hutton, de 40 anos, mora na cidade de Essex, na Inglaterra, e foi pego pela polícia em seu bairro conduzindo um veículo elétrico da boneca Barbie.



O homem estava a 6 km/h quando foi flagrado e teve de estacionar o brinquedo. A polícia logo percebeu que Hutton estava alcoolizado e o levou para a delegacia.

Já detido, Paul Hutton admitiu que estava bêbado e por isso teve sua habilitação suspensa por três anos.



"Estou surpreso com a minha condenação", disse Paul Hutton ao tabloide "The Sun". Ele afirmou que estava apenas brincando na vizinhança.

Fonte: "The Sun"

Agricultor chinês busca fama internacional com robôs caseiros



O agricultor Wu Yulu, de 49 anos, que ficou famoso na China pela construção de robôs caseiros, está prestes a ganhar renome internacional com suas criações. Ele vai exibir mais de 30 robôs durante uma exposição em Xangai, na China.



Até hoje, Yulu já criou 47 robôs utilizando sucata. “Eu sou um pouco famoso agora”, disse ele. O inventor chinês começou a criar robôs em 1986. “Na exposição, posso receber o reconhecimento de todos. Sou representante de todos os agricultores”, afirmou.


Wu Yulu ajusta robô que faz massagem.


Fonte:Reuters

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolívia tem sua própria 'Coca-Colla'


Doce, preta e em uma garrafa com um rótulo vermelho. Qualquer semelhança com um refrigerante bastante conhecido não é coincidência. Esta semana começou a ser vendida na Bolívia uma bebida gaseificada que se intitula: Coca-Colla.

Segundo a empresa privada ligada a plantadores da folha de coca, o nome foi resultado do produto ser feito dessa planta e ter sido batizado pelo povo indígena Colla, que vive nos altiplanos bolivianos.

O primeiro lote de 12 mil garrafas, com preço de US$ 1,50 (10,50 pesos bolivianos) por meio litro, foi distribuído na capital, La Paz, e também nas cidades de Santa Cruz e Cochabamba.

A iniciativa conta com o apoio do governo do presidente Evo Morales, que começou a sua vida política sendo líder dos cultivadores de coca na zona do Chapare, no centro do país.

"Esta é uma iniciativa privada que está sendo trabalhada para representar uma alternativa de produção na Bolívia; é uma iniciativa muito saudável, porque tem a ver com a industrialização e comercialização da folha de coca", afirmou o vice-ministro Vásquez a agência de notícias EFE.

O nome com som familiar e a embalagem poderão irritar a fabricante de refrigerantes baseada em Atlanta, mas a Coca-Colla também poderá gerar reclamações em Washington.


O produto é feito da folha da coca, um estimulante suave que evita a fadiga e a fome e vem sendo usado nos Andes há milhares de anos em culinária, medicina e ritos religiosos. No entanto, a planta também é matéria-prima da cocaína, droga que é o principal alvo da guerra ao narcotráfico liderada pelos Estados Unidos.

Os Estados Unidos advertiram que a maior parte da safra de coca seria desviada para a produção de cocaína, e acusou a Bolívia de não cooperar no combate às drogas. O governo de Morales anunciou que a produção de Coca-Colla poderá a ajudar a criar uma política de industrialização da coca excedente, para evitar seu uso na fabricação de cocaína.

Fonte: EFE

Ladrões se fantasiam de ovelhas e enganam 300 policiais


Os ladrões Maximiliano Pereyra, de 25 anos, e Ariel Diaz, 28, passaram uma semana disfarçados como ovelhas na Argentina. A dupla fugiu de um presídio e, para não ser reconhecida, se fantasiou do animal e se juntou a outras ovelhas de uma fazenda.


Segundo a imprensa argentina, os ladrões enganaram cerca de 300 policiais que estavam a sua procura na região.

Moradores de La Almeda reconheceram a dupla uma semana depois da fuga. Eles foram vistos correndo pelos campos segurando a fantasia. Pereyra e Diaz foram presos em meio a muitas ovelhas de uma fazenda em Saladillo.

A polícia local preferiu não comentar o caso.

Fonte: La Nacion

Britânica de 3 anos treina por título de tatuadora mais jovem do mundo

Ruby Dickinson, de apenas 3 anos de idade, está se preparando para ser a tatuadora mais jovem do mundo. A britânica de Penmaenmawr, no País de Gales, tem aprendido com o pai a arte de desenhar na pele.



Todos os dias, depois de sair do berçário, Ruby vai para o estúdio de seu pai, Blane, de 36 anos, onde treina desenhos e o manuseio do equipamento. O tatuador profissional até encomendou dos Estados Unidos uma pistola mais ergonômica para sua filha.

"Ela ama desenhos e tatuagens e estou muito orgulhoso disso", afirmou Blane ao tabloide "The Sun".
O pai coruja acredita que sua filha se tornará um “Van Gogh das tatuagens” num futuro próximo. Hoje, o desenho preferido de Ruby é a aranha.

Fonte: "The Sun"

Fã de 'O Senhor do Anéis' reproduz miniatura da casa de Frodo



A inglesa foi tão detalhista que soube reproduzir com perfeição o gramado, as janelas e até os móveis do cenário do filme de Peter Jackson.

A maquete de Maddie, de Derbyshire, na Inglaterra, tem um metro quadrado e foi inspirada em cenas do filme e fotos publicadas em livros.


"Li toda a trilogia mais de 20 vezes e cada leitura é como se fosse a primeira", contou a inglesa ao jornal "Telegraph".

Fonte:"Telegraph"

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Macaco entra para a polícia na Tailândia.



Um macaco de 5 anos de idade está impondo respeito na província de Yala, na Tailândia. Santisuk ganhou status de policial depois de ser adotado pela delegacia do bairro de Saiburi.

O animal foi encontrado machucado há algumas semanas pelos policiais locais, que o levaram para a delegacia e o adotaram. Por ser pacífico, o macaco foi batizado de Santisuk, que significa paz em tailandês.



já recuperado, Santisuk ganhou uniforme com seu nome e tem acompanhado os policiais nas ocorrências da região. Quando necessário, o macaco grita para impor ordem.



Fonte: Reuters

Macaco entra para a polícia tailandesa



Um macaco de 5 anos de idade está impondo respeito na província de Yala, na Tailândia. Santisuk ganhou status de policial depois de ser adotado pela delegacia do bairro de Saiburi.

O animal foi encontrado machucado há algumas semanas pelos policiais locais, que o levaram para a delegacia e o adotaram. Por ser pacífico, o macaco foi batizado de Santisuk, que significa paz em tailandês.



já recuperado, Santisuk ganhou uniforme com seu nome e tem acompanhado os policiais nas ocorrências da região. Quando necessário, o macaco grita para impor ordem.



Fonte: Reuters

Indianas de 4 e 6 anos se arriscam como encantadoras de cobras


Apesar da idade, as indianas Rekha Bae (esq), de seis anos, e Meru Nath Madari, de quatro, se arriscam como encantadoras de cobras. As meninas fazem parte da comunidade de Vadi, que vive atualmente na periferia de Rajkot, no estado indiano de Gujarat, e há centenas de anos domina a técnica do encantamento de serpentes.

Fonte: AP

Jogos em 3D levarão emoção do campo para sala de torcedores


A Copa do Mundo de 2010 vai marcar uma verdadeira revolução nas transmissões ao vivo. Se você não vai poder atravessar o oceano para apoiar a Seleção Brasileira nos jogos na África do Sul, fique atento: a Fifa e a Sony anunciaram nesta quinta-feira que 25 partidas serão transmitidas com tecnologia 3D, inclusive as três primeiras do Brasil no Mundial, contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.


O anúncio foi feito em Londres, na Inglaterra, através de um vídeo em que a Seleção Brasileira era a grande estrela. Marcada sobretudo pela emoção que as imagens 3D vão proporcionar aos felizardos donos de uma televisão 3D, ainda não disponível no Brasil, país que mais terá jogos transmitidos.

Mas não se assuste: se você, como a imensa maioria dos brasileiros, ainda não pensa em adquirir um aparelho adaptado para exibir as três dimensões, preste atenção nos locais de transmissões dos jogos, que serão realizadas em cinemas equipados em todo o País. Essa alternativa promete ser até melhor do que assistir em casa, uma vez que os efeitos são nitidamente mais intensos em uma tela gigante.

A Fifa estima em centenas de milhares de telespectadores contemplados pelas transmissões no mundo todo. Na América Latina, estão previstos 200 locais de exibição, contra 1500 nos Estados Unidos e 1300 na Europa Ocidental.

"Lembro como se fosse hoje quando, pela primeira vez, assisti a um jogo da Copa em uma televisão em cores. Era Brasil contra a Itália, na Copa de 70. Agora, estou honrado de anunciar que nós vamos levar a emoção, a atmosfera e o clima dos estádios para a sala dos telespectadores", disse Nicolas Erickson, diretor da Fifa TV.

É bem verdade que a emoção no estádio sempre vai ser incomparável a uma tela de tv ou cinema - até porque, para visualizar os efeitos, vai ser preciso permanecer com os óculos 3D no rosto durante os 90 minutos da partida. As imagens dos torcedores vibrando na arquibancada, por exemplo, praticamente não apresentam qualquer diferença em relação a uma televisão normal de duas dimensões. O mesmo vale para as imagens aéreas, em que nenhum elemento se destaca diante dos demais devido à longa distância.

A diferença mais perceptível em um jogo de futebol em três dimensões está mesmo nas imagens que mostram a profundidade do campo, com jogadores em primeiro plano e nas quais as expressões são muito mais vivas. Nestas cenas, o sentimento é de ter Kaká correndo direto na sua direção, pronto para marcar. É como se o telespectador estivesse na beira do campo, sentindo a aproximação e o distanciamento dos jogadores. Até a grama levantando sob as chuteiras parece saltar aos olhos - um sinal evidente de que não se está diante de uma transmissão como outra qualquer.

"Foram anos e anos de aprimoramento da técnica. Não queríamos nos aventurar em tamanho desafio sem antes ter a certeza de que ofereceríamos o que há de melhor", disse Hiroko Saito, diretora de Tecnologias da Sony.

As transmissões serão viabilizadas através de sete pares de câmeras 3D instaladas em diferentes partes do estádio. O diretor de marketing da fabricante da gigante japonesa de eletroeletrônicos, David Bush, garante também que não haverá qualquer atraso nas transmissões em decorrência do uso da tecnologia. "Ninguém vai ver o gol atrasado porque escolheu assistir a partida em 3D. É tudo em tempo real".

Os jogos transmitidos em 3D serão os realizados nos estádios de Johanesburgo, Durban, Cidade do Cabo e Porto Elisabeth. Entre as partidas mais esperadas estão a de abertura (África do Sul X México), no dia 1º de junho, e a de encerramento, em 11 de julho. As quartas de finais, as semifinais e a disputa pelo terceiro lugar também serão integralmente transmitidas, através de parcerias com os canais americano ESPN, espanhol Sogecable e o coreano SPS.

A maioria das equipes vai ser contemplada com transmissões em 3D. Atrás do Brasil, que lidera com três jogos transmitidos, a Argentina, a Alemanha e a Espanha terão dois jogos exibidos em 3D. Itália e Estados Unidos, terão apenas um.

Fonte:Terra / TecnoNews

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Detentas têm que gerar energia elétrica para assistir à TV nos EUA

O chefe de polícia Joe Arpaio lançou um programa inusitado para as detentas de uma cadeia em Phoenix, no estado do Arizona (EUA). Elas precisam pedalar para gerar energia elétrica e conseguir assistir à TV, segundo a emissora "Fox".



De acordo com a reportagem, cada bicicleta ergométrica fica conectada a uma TV de 19 polegadas, e a detenta precisa pedalar para ativá-la. A bicicleta gera 12 volts de eletricidade. Uma hora de pedaladas equivale a uma hora de televisão.

Arpaio disse que iniciou o programa chamado "Pedal Vision" com a ala feminina da cadeia, porque elas pareciam mais receptivas à ideia. Segundo ele, metade dos presos está acima do peso e o programa pode ajudá-los a entrar em forma.

"Nós vamos fazer o melhor que pudermos em nosso sistema prisional para ajudar os presos a perder peso. Ao mesmo tempo, vamos dar a eles a oportunidade de verem o que eles querem ver na televisão", destacou ele.

Fonte:Fox

Chinesa de 102 anos se torna a aluna mais velha do mundo

Alunos com menos dez anos de idade ganharam uma colega de 102 anos em uma escola primária em Jinan, na província de Shandong (China). A chinesa Ma Xiuxian se tornou a aluna de uma escola primária mais velha do mundo, segundo o jornal “China Daily”.

Ela contou que sempre teve vontade de estudar, apesar de sua idade avançada. "Eu me sinto muito feliz de finalmente realizar o meu sonho de ir à escola", disse Ma, que foi apoiada por seu filho mais novo, Fengxin Yi, de 58 anos.

Ela não conseguiu estudar quando jovem, porque começou a trabalhar em uma fábrica muito cedo, aos 13 anos. Ma se casou aos 18 anos e teve nove filhos, e sete deles concluíram a universidade, de acordo com o periódico chinês.


Fonte:“China Daily”

Americano chama a polícia após não receber ‘menu completo’ de prostituta


O norte-americano William Ferris, de 27 anos, foi preso em Cincinnati, no estado de Ohio (EUA), depois de ligar para a polícia para reclamar que não recebeu o “menu completo" de serviços sexuais de uma prostituta em um banheiro de um restaurante.

Ele alegou para os agentes que a prostituta fez apenas sexo oral, mas ele queria também manter relações sexuais com ela. Ferris contou para os policiais que pagou US$ 50 pelo programa, que aconteceu no banheiro do restaurante White Castle.

Inicialmente, Ferris ligou para a polícia para dizer que havia sido roubado. No entanto ele admitiu que inventou a história, segundo a emissora de TV “Fox”. O homem acabou detido acusado de fazer uma denúncia falsa para o serviço de emergência da polícia (911).

Fonte: FOX

sábado, 3 de abril de 2010

PASCOA - HISTORIA REAL & MITOS - LENDAS



História da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos.


As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.



Entre as civilizações antigas


Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


A Páscoa Judaica



Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).



Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

O significado da Páscoa...

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Como surgiu o chocolate...

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!



Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:

* 2000 - 23 de abril
* 2001 - 15 de abril
* 2002 - 31 de março
* 2003 - 20 de abril
* 2004 - 11 de abril
* 2005 - 27 de março
* 2006 - 16 de abril
* 2007 - 08 de abril
* 2008 - 23 de março
* 2009 - 12 de abril
* 2010 - 04 de abril

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


O Ovo, afinal!!!

Bem, o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!

Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.

Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. Mas só se for de chocolate!


Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.

Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

Ainda temos como símbolos:



o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;
a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica;
o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.




Fonte:Wikipedia, Internet