terça-feira, 25 de maio de 2010
Luzes no Céu - Astronomo Canadense descobre nave espiã americana
Uma luz estranha que viajava a partir da direita de cima para baixo, vista no céu canadense, é um dos projetos mais secretos dos militares Americanos, foi descoberta por um Astronomo Canadense por acaso. Trata-se da Aeronave espacial automatizado X-37B, cuja órbita acaba de ser detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos amadores.
Astronomo canadense Kevin Fetter
Estes astrônomos, distribuídos em diferentes partes do mundo, o objeto detectado por acaso e encontrado orbitando a 410 km de altitude do planeta, completa uma rotação a cada 90 minutos, em lugares como Iraque, Afeganistão, Paquistão e Coréia do Norte.
Embora o X-37B seja um projeto conhecido e foi lançado em 22 de abril de Cabo Canaveral em uma via pública, os militares tem mantido em segredo a sua missão, sua carga e sua órbita. A descoberta desta equipe de astrônomos dão motivo para suspeitar que os Estados Unidos, está usando o X-37B como um satélite espião para coletar dados sobre as áreas "sensíveis" para os seus interesses. A notícia, como explicado no jornal The New York Times, que descarta a suspeita de que a aeronave espacial em questão seja uma especie de arma, e seria um passo na corrida armamentista no espaço.
Especialistas suspeitam que sua missão é dar apoio às tropas Americanas, em situações de conflito. O alegado sigilo, é um pouco ingénuo pensar que os astronomos amadores que fazem a varredura do céu todas as noites não perceberia sua presença.
O veículo pesa cinco toneladas e meia e, como você vê, tem um formato muito parecido com o ônibus espacial, cujo programa termina este ano. Se me permitem a expressão, é uma pena ver como os programas espaciais de pesquisas são desmontados para a dar lugar, a investimento em veículos espaciais para fins militares.
Fonte:Theglobeandmail.com, La Nacion
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário