Um time de astronautas acoplou um laboratório espacial japonês no valor de US$ 1 bilhão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta terça-feira.
O laboratório Kibo, que pesa 16 toneladas, foi transportado pelo ônibus espacial Discovery e será o maior cômodo da estação. Ele será usado para estudos de biomedicina e ciências materiais.
Os astronautas Akihiko Hoshide e Karen Nyberg manobraram o laboratório para que ele fosse acoplado ao local correto usando o braço robótico da ISS. Dois membros da tripulação preparam a acoplagem durante um passeio espacial que durou mais de seis horas.
Acoplagem
A Discovery se acoplou à ISS na segunda-feira, depois de uma viagem de dois dias. Além do laboratório japonês, a nave transportou uma bomba para desentupir o banheiro da estação, quebrado há quase duas semanas.
Por conta disso, a tripulação vinha dando descargas manuais várias vezes ao dia.
O laboratório japonês é do tamanho de um ônibus escolar e vai se juntar ao laboratório americano Destiny e ao laboratório europeu Columbus, já acoplados à plataforma.
A missão também transportou o astronauta canadense Greg Chamitoff, que vai substituir o primeiro engenheiro Garrett Reisman como residente da estação pelos próximos seis meses.
Além disso, a Discovery transportou um hóspede especial – o guarda espacial Buzz Lightyear, um personagem da animação Toy Story, da Disney.
O boneco de 30 cm de altura entrou em órbita como parte de um programa educativo.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário